A assinatura do contrato ocorreu durante a feira mais inovadora da América Latina, a Finit, realizada em Belo Horizonte. Em destaque na foto, o diretor Geral do Polo, Alexandre Pimenta, o professor Manoel Pereira e o diretor da empresa Aiko Logic, Rafael Figueiredo

Depois de meses de negociações, o IFMG Polo de Inovação assinou, na quarta-feira passada (1º de novembro), contrato com a empresa Aiko Logic, especializada na gestão de veículos industriais. A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) realizada em Belo Horizonte foi palco para a assinatura do contrato. Na ocasião, o diretor Geral do Polo de Inovação, Alexandre Pimenta, e o professor/pesquisador Manoel Pereira Júnior se reuniram com o diretor da empresa Aiko Logic, Rafael Figueiredo, para concretizarem essa parceria. 

A Aiko Logic foi fundada no Chile em 2011. Atualmente, ela é dirigida por um sócio chileno e pelo sócio brasileiro Rafael Figueiredo. No Brasil, a empresa possui escritório na capital mineira e conta com uma equipe técnica e de vendas. A missão da companhia é criar soluções inovadoras para a indústria, em especial para a mineração, desenvolvendo softwares e hardwares para o controle de combustíveis e outros líquidos em tanques móveis e estáticos com sensor não invasivo. Entre os clientes da Aiko Logic estão grandes multinacionais, como a Anglo American, Glencore, Barrick e a KGHM Polska Miedz S.A. Mais informações sobre a empresa no site www.aikologic.com.br.

O projeto que será desenvolvido em parceria com a Aiko Logic é o “Escalonador inteligente para veículos e ativos móveis”, que será coordenado pelo docente Manoel Pereira com a participação do professor Diego Mello da Silva e do Técnico em Tecnologia da Informação Roger Santos Ferreira. A equipe de pesquisa também contará com o apoio de um aluno, que ainda será definido pela coordenação do projeto.

Parcerias

O contrato assinado com a empresa Aiko Logic foi o segundo concluído em 2017 nos moldes do programa Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em que a composição de custeio é dividida da seguinte forma: 50% dos custos são financiados a fundo não reembolsável pela Embrapii e os outros 50% são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.

Em agosto, foi assinado o primeiro contrato do ano do Polo de Inovação com a empresa fabricante de semáforos Sema-SEG, sediada em Três Corações no Sul de Minas Gerais. A equipe de prospecção do Polo continua negociando com outras empresas ligadas à área de Sistemas Automotivos Inteligentes. Segundo o coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I, Adriano Olímpio Tonelli, as negociações estão adiantadas e, em breve, o Polo poderá fechar novos contratos.

Missão de inovar   

O IFMG Polo de Inovação é um ente organizacional conforme definido pela Portaria 19/2015 do Ministério da Educação (MEC). Buscando cumprir sua missão de desenvolver projetos de PD&I em parceria com empresas, o IFMG firmou convênio de cooperação com um grande grupo do setor automotivo em 2014. Este convênio permitiu a construção de um sofisticado laboratório dedicado ao estudo de sistemas automotivos. A experiência na construção e execução de projetos via parceria com uma grande empresa e o corpo multidisciplinar qualificado de docentes/pesquisadores produziu o ambiente necessário para a aprovação do Polo de Inovação Minas Gerais no âmbito da chamada pública 02/2014 da Embrapii, com área de atuação em Sistemas Automotivos Inteligentes. A Embrapii está ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação.

 

Texto e foto: Comunicação Polo de Inovação IFMG