A professora da área de Matemática do IFMG – Campus Formiga, Maisa Kely de Melo (foto), participou e apresentou trabalho no XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VIII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais.

O evento foi realizado de 16 a 19 de outubro de 2017 em Nova Friburgo/RJ organizado pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado de Rio de Janeiro (IPRJ-UERJ) com a colaboração da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e contou com a participação de estudantes e pesquisadores de todo o país.

A professora Maisa Melo participou de uma Sessão Técnica da área de Otimização e Pesquisa Operacional onde apresentou o trabalho "Algoritmos para elaboração de uma carteira de ações com mínima exposição ao risco", onde o objetivo é implementar dois algoritmos que realizem a otimização de uma carteira de ações com base em cotações históricas do mercado de ações brasileiro. “Trata-se de dois algoritmos de naturezas distintas: um determinístico, que é um algoritmo baseado no método elipsoidal e um estocástico, que é um algoritmo desenvolvido com os conceitos básicos de algoritmos genéticos. Este estudo compara os resultados obtidos pelos dois algoritmos e verifica que ambos são capazes de “captar” as tendências de oscilações do mercado, além de distribuir os pesos da carteira de ações dentre os ativos mais estáveis, minimizando a exposição ao risco”, explica.

Veja outros detalhes no site do evento: http://nbcgib.uesc.br/enmc2017/index.php