O Projeto “Doe Livros...Compartilhe conhecimentos...” foi um sucesso! Essa é a afirmação da equipe da Biblioteca Padre Hênio dos Santos do IFMG – Campus Formiga e não é para menos. O projeto de doação de livros que em 2016 recebeu 242 exemplares, praticamente triplicou esse número, chegando a 716 exemplares em 2017.

Foram três meses aproximadamente recebendo doações de livros de diversas áreas. O projeto teve a adesão de toda a comunidade acadêmica, além de familiares e amigos de diversos lugares.

“Estamos alegres pelo resultado e disposição de todos em “...compartilhar conhecimentos...”, enriquecendo nosso acervo que cresceu  9,7% nestes 3 meses de projeto contra 3,39% no ano anterior. Houve um crescimento de 30,11% em títulos à disposição da comunidade, algo surpreendente. Acreditamos que estamos no caminho correto, democratizando o conhecimento com todos. Agradecemos a todos pelas doações e divulgação. Aos que não puderam doar, no próximo ano haverá nova oportunidade. Que venha 2018!”, são as palavras da equipe do setor.

Os 502 livros já catalogados estão disponíveis para consulta e empréstimo. Em breve, todos os livros doados já estarão catalogados e serão disponibilizados.

Os usuários da Biblioteca destacam a importância dos livros e falam sobre as doações dos mesmos em seus depoimentos.

A estudante Maria Eduarda Soffiati

“Bibliotecas são recheadas de grandes mentes compartilhadas em páginas. As palavras nelas contidas  se eternizam, mesmo que o corpo não o possa fazer, por isso, os poetas e estudiosos nunca morrem, tal como o conhecimento que compartilham. Isto faz com que não haja lugar melhor em que se perder do que em uma biblioteca. Todas as horas nela perdidas, na verdade são de um ganho imensurável. Porém, bibliotecas não se constroem sozinhas. É preciso dedicação e doações para rechear ainda mais de conhecimento e atratividade para os mais diversos leitores. Por isso é importante a doação de livros. Quando se doa livros, retiramos de estantes empoeiradas uma fatia de conhecimento, antes restrita a poucos, e disponibilizamos para incontáveis pessoas o que estes livros possuem. Doar livros é contribuir para o conhecimento e para a “ilimitação” das pessoas, pois  livros são portas para o conhecimento, portas para o infinito, pois como tal, o conhecimento não pode ser preso ou apagado, pois ainda que queimem-se livros e restrinjam o contato com o conhecimento, sempre haverá alguém que o tenha. Quando se há vontade de conhecer e disponibilidade de conhecimento em livre acesso, as pessoas crescem e talvez, no futuro,  também colaborem compartilhando conhecimento em páginas. Quando se formam leitores, formam-se também escritores e estudiosos. Portanto, enquanto houver literatura livre, haverá gente competente para dar continuidade a ela não deixando nunca que o brilho do conhecimento se apague”.

Maria Eduarda Soffiati, 16 anos, 2º ano Curso Técnico em Informática.

O estudante Iago Santos

“A dualidade do livro, que ao mesmo tempo consegue ser filho e pai para o leitor. Pai que traz sabedoria, história, conquistas, emoções, e filho que tratamos com tanto carinho, e, se possível, carregamos para todo lado, com cuidado. Mas, como um filho, chega-se uma hora em que devemos deixá-lo abrir as asas, sair de casa e levar para o mundo a bagagem que possui. Quando abrimos mão do valor material que o livro tem e permitimos que ele ainda faça na vida de outros o mesmo ou até mais do que fez na nossa, garantimos que o saber passe de mão em mão. A campanha "Doe Livros… Compartilhe conhecimentos…" está sendo um intermédio dessas realizações. Além de enriquecer o acervo da biblioteca do IFMG, dá, ao mesmo tempo ao doador, a chance de compartilhar sua história, como ao aluno a de ter mais opções de saciar sua sede por sabedoria”.

Iago Brayham Cunha Santos - 18 anos - 3º ano do Curso Técnico em Informática.