O Campus Formiga esteve representado em participação e também em apresentação de trabalho no III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (CIM), realizado de 8 a 10 de novembro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG, pela professora Lúcia Helena Costa Braz e pelo estudante Gustavo Teixeira de Castro.

Em sua terceira edição, o evento trouxe o tema i9 com 5c, o qual objetivava propor reflexões acerca dos fatores que “promovem a inovação nas práticas didático-metodológicas no ensino superior de graduação, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida os movimentos de conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação, os 5c”.

A professora Lúcia Helena Costa Braz e o aluno Gustavo Teixeira de Castro apresentaram o trabalho “A informação e o conhecimento: uma investigação com alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga”, o qual apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa que os dois, juntamente com o técnico em Tecnologia da Informação, Roger Santos Ferreira, desenvolvem desde setembro deste ano. O projeto tem por objetivo investigar as necessidades, criar e implementar um website acadêmico para auxiliar os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG campus Formiga e, consequentemente, apresentar à comunidade externa uma visão mais ampla do mesmo.

“Participar do evento me permitiu imaginar nova práticas metodológicas não só para o ensino superior, mas também para o ensino básico. Além disso, pude refletir sobre o uso dos 5Cs - conexão, contribuição, compartilhamento, colaboração e cooperação – para minha formação acadêmica”, relatou o estudante Gustavo Castro.

Outras informações sobre o evento aqui.

Gustavo Castro durante apresentação

Lúcia Helena e Gustavo Castro