A professora do curso de Licenciatura em Matemática, Danielli Ferreira Silva, foi convidada a ministrar uma palestra na V Semana Acadêmica da Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV) campus Florestal, voltada para alunos do curso de Licenciatura em Matemática e demais licenciaturas da UFV. A palestra aconteceu no dia 08 de novembro.

O título da palestra foi "Como nos tornamos professores de Matemática?" construindo reflexões acerca de como o professor de Matemática se constitui, enfatizando aspectos do desenvolvimento profissional, dos processos de aprendizagem da docência e dos conhecimentos necessários à docência. “Considerando que tornar-se professor de Matemática é um processo dinâmico e complexo permeado de aprendizagens, saberes, conhecimentos e experiências ao longo de diferentes processos formativos que constituem a especificidade de ser professor”, relatou a professora.

O evento

A Semana Acadêmica da Matemática (SAM) é um evento realizado anualmente por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa – Campus UFV Florestal (UFV-CAF).

Visando propiciar ampla discussão em conteúdos estudados ou vindouros para os estudantes do curso, o evento oportuniza ao público alvo, contato com diferentes tendências em Educação Matemática e pesquisas em Matemática. Assim, o participante terá amplas oportunidades/possibilidades de participar de eventos acadêmicos, com palestras, cursos, mesas e outros, para sua sólida formação profissional.

O objetivo principal do evento é oportunizar a discussão e a reflexão dos conhecimentos da área da Matemática e Educação Matemática, por meio de mostras, palestras e espaços de formação complementares como minicursos e/ou oficinas.