A estudante Daniele Silva ladeada pelos orientadores Danielli Ferreira e Silvino Domingos Neto

A professora do IFMG - Campus Formiga, Danielli Ferreira Silva, esteve em Maringá/PR para apresentar um trabalho resultado de um projeto que orientou no IFMG - Campus São João Evangelista. O projeto desenvolvido pela aluna Daniele Silva Carmo, do IFMG - Campus São João Evangelista, que também teve a orientação do professor Silvino Domingos Neto do IFMG - Campus São João Evangelista, é vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias na Educação Matemática (GEPETEM) e foi o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho apresentado por eles na X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro de 2017 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema: "Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções".

O trabalho "Construção de um projeto de captação da água da chuva por meio da Modelagem Matemática" apresentado, na forma de comunicação oral, traz resultados finais de um Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), aprovado pelo Edital 199/2015 e desenvolvido em 2016, cujo título era "Modelagem Matemática no ensino: um projeto de captação da água da chuva em uma Escola Estadual da cidade de Peçanha- MG".

O projeto propôs o uso da Modelagem Matemática problematizando questões sobre o consumo de água, em uma perspectiva crítica, aliando a Educação Matemática Crítica e a Educação Ambiental e foi desenvolvido com estudantes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Peçanha-MG.

O evento teve como objetivo principal ampliar e aprofundar as discussões teóricas sobre as pesquisas e fundamentos da Modelagem Matemática na Educação Matemática, bem como delinear novas perspectivas e os avanços necessários.

Mais informações da Conferência em: https://uem2017.wixsite.com/xcnmem