Os professores Rafael Vinicius Tayette da Nobrega e Ulysses Rondina Duarte, integrantes da área acadêmica de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Formiga, participaram do Workshop Internacional intitulado “XIII Workshop on Semiconductors and Micro & Nano Technology – SEMINATEC”, realizado no Centro Universitário FEI na cidade de São Bernardo do Campo/SP, nos dias 19 e 20 de abril de 2018. O evento foi organizado pela própria FEI, patrocinado pela Tektronik e Okk Soluções Tecnológicas, contando com o suporte da USP, Unicamp e IEEE.

Os professores apresentaram dois trabalhos científicos em forma de pôster no referido evento: 1) Comparative Study on the Performance of Silicon and III-V Nanowire Gate-All-Around Field-Effect Transistors for Different Gate Oxides e 2) Integrated Circuit Layout Using Educational Tools. Como nota, o primeiro artigo foi bem avaliado e ficou classificado entre os melhores trabalhos do evento. Dessa forma, os autores foram convidados a integrar o programa do Seminatec na forma de apresentação oral de 10 minutos, na tarde do dia 19 de abril de 2018.

O primeiro trabalho citado teve como co-autores dois alunos de Iniciação Científica do curso de Engenharia Elétrica do Campus Formiga: Ygor Fonseca e Rafael Costa. Já no segundo trabalho, dois egressos do referido curso colaboraram como co-autores: Renner Brandão e Tarlei Almeida. Todos os estudantes participaram de projeto de Pesquisa Aplicada no IFMG, os primeiros sob a orientação dos professores Rafael e Ulysses. O segundo sob a orientação apenas do professor Rafael. Os referidos egressos confeccionaram trabalhos de conclusão de curso em áreas correlatas a dos papers apresentados no evento. Desta forma, nota-se o desenvolvimento efetivo das competências técnicas de pesquisa em alunos de graduação propiciado por meio da participação em programas de iniciação cientifica.

Os professores evidenciam que os temas dos trabalhos publicados são de relevância atual para a área de desenvolvimento de dispositivos semicondutores e de circuitos integrados, colaborando na formação de mão-de-obra especializada em uma área carente de profissionais no Brasil.

A participação nestes eventos é de suma importância para o Campus Formiga, uma vez que é uma excelente oportunidade de visualizar o panorama atual da indústria e da pesquisa na área de micro e nanodispositivos semicondutores. Além do mais, os professores conseguem ter contato com outros profissionais, buscando cooperações e parcerias interinstitucionais.

Acesse os trabalhos clicando nos links abaixo:

Professor Rafael Nobrega durante exposição do trabalho

Professores Rafael e Ulysses durante evento