Na última semana, dia 10 de maio, foi realizado em Belo Horizonte/MG, um encontro envolvendo os programas de pós- graduação em Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) e da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Vários egressos do curso de Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga estiveram presentes.

O III Encontro dos Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL) aconteceu no Campus 2 do  Cefet/MG. O objetivo deste evento é promover a integração dos docentes e discentes do PPGEL das duas instituições mencionadas.

Destaca-se a forte presença de egressos do curso de Engenharia Elétrica do Campus Formiga, ao todo 11 discentes dos programas de PPGEL, seja do Cefet ou da UFSJ. Destes egressos, seis apresentaram trabalho no referido encontro, conforme discriminado abaixo.

Egresso

Linha de Pesquisa

Ano de Entrada IFMG

Ano de Entrada Pós

Cíntia Arantes Silva

UFSJ

Aplicação do Fdtd Para Caracterização do Comportamento Transitório de Aterramentos Elétricos

Larissa Soares Figueiredo

CEFET-MG

Condições menos conservadoras para estabilização de

sistemas Fuzzy TS

2012.1

2018.1

Natália Rodrigues de Melo

UFSJ

Análise de Arranjos de Para-Raios em Linhas de Transmissão

Paula Carvalho Resende

CEFET-MG

Recapacitação não convencional de linhas de transmissão aéreas

2011.1

Rakelane Aparecida Mendes

CEFET-MG

Inclusão de conector SMA na otimização de um retificador de alta frequência e potência ultrabaixa para a transmissão de energia sem fim e colheita de energia

Silas Martins Souza

Estudo da Dinâmica de Conversores

SEPIC em Sistemas Fotovoltaicos

2013.1

2017.2

Além dos alunos que apresentaram os trabalhos, outros 05 egressos do Campus Formiga estão matriculados no Programa de Mestrado, mas que não foram escalados por seus orientadores para apresentação.

Egresso

Operação de
Sistemas Elétricos
 UFSJ   2012.1   2017.2

É importante ainda mencionar que alguns destes egressos, sendo Paula Carvalho, Cíntia Arantes e Natália Rodrigues, participam de projetos de pesquisa de iniciação científica do IFMG Campus Formiga, pois fazem parte do Grupo de Pesquisa CNPq GSE (Grupo de Soluções em Engenharia), coordenado pelo professor Gustavo Lobato.

Da esquerda para a direita: Rakelane Mendes, Silas Martins, Flávia Martins, Paula Carvalho, Cíntia Arantes, Natália Rodrigues e Larissa Soares