O egresso do curso de Ciência da Computação, Bruno Eustáquio Enes Cardoso, que concluiu seu curso no final do primeiro semestre de 2018, recebendo a outorga de grau no dia 18 de julho, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e as aulas já tiveram início no dia 20 de agosto.

A seleção para a entrada no programa, conforme conta Bruno, foi composta de análise de currículo, com peso de 80% levando em conta o histórico escolar e o Currículo Lattes/CNPq, valorizando muito as publicações que o aluno tem (artigos, resumos, etc) e projetos de pesquisas e extensão. “Os outros 20% são da nota do POSCOMP, muito importante para nossa área. Adquirindo uma boa pontuação no processo seletivo, fui contemplado com uma bolsa Capes”, detalha.

O estudante, que optou pela linha de pesquisa em Banco de Dados e Engenharia de Software - BD/ES, participou de projetos de pesquisa e extensão no Campus e no Polo de Inovação. Ele afirma que “os projetos desenvolvidos não tem nenhuma ligação direta com a área que foi escolhida no mestrado, mas todos ajudaram, de certa forma, para que eu chegasse preparado para a realização do curso, seja em um crescimento pessoal ou acadêmico, na forma de como realizar uma boa pesquisa, na escrita de relatórios e artigos com o tema desenvolvido, coisas que no mestrado são constantemente cobradas’.

Sobre as expectativas para o futuro, Bruno espera continuar seus estudos e se tornar uma pessoa com mais conhecimento e sabedoria. “Como diria Albert Einstein: "Lembre-se  que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento", e, mantendo essa linha, poder passar todo esse conhecimento adiante, seguindo a área acadêmica”.

Aos que ainda estão cursando a graduação, a mensagem do estudante é que “continuem batalhando e estudando que os frutos serão colhidos no futuro. Há tempo de plantar e de colher. Aproveitem este momento da vida com muita sabedoria. Cada um sabe das suas dificuldades, mas tudo virá no seu tempo. Persistam e não percam a fé!”

Para finalizar, os agradecimentos vão para sua família, especialmente para sua mãe, pelo apoio incondicional que sempre lhe deram para correr atrás dos seus objetivos. E ainda “aos colegas e professores do IFMG, que também me ajudaram muito. Ao professor Bruno Ferreira, que sempre me auxiliou em projetos de pesquisas, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), me orientando muito bem, não só na graduação, mas também, na escolha do mestrado. Devo muito a ele e expresso aqui minha gratidão professor! Agradeço a todos do IFMG - Campus Formiga por esses anos de muita luta e aprendizado. Agradeço a Deus. Senhor, fostes Tu que me ensinastes que nada é impossível, que perante qualquer dificuldade quem acredita no teu amor encontrará o caminho da superação!”