O Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (Sitem) foi realizado de 19 a 21 de setembro na cidade de Rio Claro/SP, na Unesp, e o Campus Formiga foi representado por professores e estudantes.

Os professores Chrisley Bruno Ribeiro Camargos e Roseana Moreira de Figueiredo Coelho acompanharam os estudantes que estão cursando entre o 2º e 8º períodos do curso de Licenciatura em Matemática.

De acordo com os professores, a participação dos alunos no evento foi de suma importância para a formação dos mesmos, pois foi possível conhecer e aprender sobre novas tecnologias na área de Educação Matemática, além de conheceram pesquisadores brasileiros e estrangeiros importantes na área. Chrisley Camargos completa que “o Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática foi muito rico academicamente falando para nós professores e para os alunos, pois vimos novas possibilidades para melhoria do ensino da matemática utilizando novas tecnologias”.

A aluna Lorraine Borges Silva, do 6º período de Matemática fez o seguinte relato: “o uso das tecnologias nas salas de aulas está se tornando cada vez mais comum e a expectativa é que assim continue. Diante disso, a participação em eventos que tratam desse tema, torna-se de grande importância. O Sitem nos proporcionou grandes momentos de reflexão, aprendizagem e troca de experiências. Eventos assim despertam em nós, alunos da graduação, um interesse maior para a área de pesquisa e, consequentemente, pelos os estudos”.

O apoio da Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do IFMG – Campus Formiga (SEPPG) foi fundamental para possibilitar o deslocamento dos envolvidos no evento.

Apresentação de trabalho

Durante o evento, o aluno Ravel Alvarenga Coelho (foto) apresentou um trabalho de sua autoria, em forma de pôster, intitulado “Tecnologia em atividades interdisciplinares envolvendo matemática e música” com coautoria de Chrisley B. R. Camargos, Daiana Luzia de Sá, Mariana Costa Lourenço e Leonardo Tavares.