Um trabalho, fruto da interdisciplinaridade entre as áreas de Gestão e Engenharia Elétrica do IFMG – Campus Formiga foi aprovado para apresentação no 1º Evento Científico do 13º Congresso de Gerenciamento de Gerenciamento de Projetos, realizado na cidade de Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de setembro. O Congresso de Gerenciamento de Projetos (CGP) é um dos maiores eventos para gestores (de projetos) de Minas Gerais, promovido pelo Capítulo Minas Gerais do PMI (há capítulos (chapters) em diferentes estados e o de MG promoveu o 13º CGP.

A apresentação do trabalho “Estratégias para minimizar o consumo de energia elétrica em uma instituição de ensino superior” foi feita pelo professor substituto da área de Gestão, Marcos antônio Alves, um dos professores coautores. O outro professor coautor da Engenharia Elétrica é Renan Souza Moura, e juntos, eles nortearam a pesquisa das estudantes Rita Ferreira de Souza e Natália Evelin José Maria da Silva, que se empenharam e trabalharam muito ao longo do semestre para fazer o resultado acontecer.

O trabalho tem por objetivo avaliar o padrão de consumo de energia elétrica de uma IES e propor ações para otimizar o consumo e minimizar os gastos orçamentários por meio de ferramentas de qualidade. Os dados foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, entrevistas com colaboradores do campus e observações. Para análise e categorização das principais causas do consumo e evidenciação destas causas foram utilizadas as técnicas 5W1H e Diagrama de Ishikawa. Os maiores consumidores de energia dentro do campus são: o setor da Tecnologia da Informação (TI), computadores dos laboratórios, ares-condicionados, lâmpadas, bebedouros, ventiladores e a baixa manutenção em alguns equipamentos. Proposições para redução do consumo de energia foram feitas a partir do perfil de cada setor e equipamento analisado, o que também implica na mudança de hábitos dos alunos e colaboradores.

A motivação para o desenvolvimento de tal trabalho se dá no sentido de que a busca pela redução do consumo de energia tem se consolidado cada vez mais em comércios, indústrias e residências. Ações de redução de custos orçamentários têm se tornado prioridade. Assim, adotar condutas que auxiliem na gestão de energia também devem ser estendidas para as Instituições de Ensino Superior (IES).

De acordo como professor Marcos Alves, “o congresso como um todo unia dois eventos: o congresso de gerenciamento de projetos e o evento científico. As pessoas eram, em sua maioria, da área de gestão de projetos, em suas diversas formações e tipos de projeto. Gerenciar projetos inclui, também, conhecer pesquisas científicas que possam lhes ser úteis para que o conhecimento seja empregado nos projetos que eles tocam. E assim aconteceu. Havia gerentes de projetos das áreas de energia, TI, construção civil etc., bem como pesquisadores de diferentes instituições de ensino apresentando seus trabalhos”.

Ele continua falando sobre o trabalho desenvolvido. “Nosso trabalho foi apresentar estratégias para minimizar o consumo de energia elétrica no IFMG Formiga. Nos resultados nós abordamos a possibilidade de utilizar mais energia alternativa, como a utilização de painéis fotovoltaicos e, por sinal, havia uma professora da PUC que presentava a análise de viabilidade de painéis fotovoltaicos. Viu como as pesquisas se conectam?

Sobre a junção de áreas, o docente explica que isso representa a multidisciplinariedade que tanto se fala. “Nesta pesquisa envolvemos pelo menos dois cursos do IFMG, Engenharia Elétrica e Administração. Penso que não adianta ser um bom engenheiro, se não souber administrar. E não adianta saber administrar, se não entender da área que você trabalha. Eu havia proposto para as turmas que leciono que o trabalho final fosse um artigo. Alguns trabalhos ficaram muito interessantes e apresentavam bons resultados. Contudo, durante o levantamento dos pontos de alto consumo de energia dentro do campus e formas para minimizar o consumo, veio a pesquisa do professor Renan Moura. Entramos em contato com ele e ele nos ajudou a nortear melhor a pesquisa’.

Sobre o evento acesse o link: http://pmimg.org.br/13cgp-evento-cientifico/