Aconteceu entre os dias 08 e 11 de outubro o 10º Encontro Esportivo do IFMG. O evento foi realizado no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 13 campi do IFMG.

A delegação do Campus Formiga foi composta por 43 estudantes dos cursos técnicos integrados, três bolsistas do Programa Esportes e lazer – Vanessa, Hernane e Felipe, a professora de Educação Física, Simone Meurer e o técnico em Informática, Evandro Loschi.

De acordo com a professora Simone Meurer, foram quatro dias muito intensos de esporte, lazer, cultura e socialização. O Campus Formiga teve representação nas modalidades futsal, handebol e voleibol, naipe masculino e feminino, e atletismo masculino.

O evento teve um cunho essencialmente educativo. Não houve disputa de finais por modalidades. Nos esportes coletivos, cada equipe participou de três jogos amistosos, nos quais recebia uma pontuação crescente por participação, empate ou vitória. Nos esportes individuais, seguiu-se a mesma lógica. Inicialmente, cada delegação recebeu um bônus de 500 pontos sendo que atitudes antidesportivas e comportamentos que infringissem o código disciplinar discente resultavam em descontos de pontos desse bônus.

“Nossa delegação teve uma participação exemplar. Além de ter determinação em fazer o melhor possível dentro de quadra, o grupo também mostrou respeito, educação e alegria em todos os espaços do evento”, relata a professora Simone Meurer. “Com as mudanças no regulamento percebi que valorizamos mais o esporte educação. Potencializamos o evento para aprendermos por meio do esporte”, complementa.

A estudante do 2º ano do curso Técnico em Informática, Lívia Muniz, participou do Encontro Esportivo pela primeira vez e destacou: “desde sempre o esporte une pessoas e nesses quatro dias não foi diferente. Não há nada mais gracioso que após a tensão de uma partida devolver um sorriso e um abraço ao seu companheiro de jogo. Foi uma experiência muito boa participar do encontro, pude conhecer pessoas incríveis e aprender coisas que levarei para o resto da vida!”.

Simone destaca que a participação do Campus Formiga no evento foi possível graças à disponibilidade de recursos da Assistência Estudantil concedida pela Reitoria do IFMG e ao transporte oportunizado pela Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus.

“Parabenizamos a equipe que representou o Campus Formiga com excelência!”