Foi realizada no dia 22 de outubro de 2018 no espaço Barão 527 cerimônia em comemoração aos 10 anos do IFMG Campus Formiga e abertura da VIII Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia realizada anualmente pelo Campus. A cerimônia contou com a presença de alunos, servidores do Campus e autoridades locais.

O campus iniciou formalmente as atividades como unidade de ensino descentralizada do então Cefet-Bambui. Em dezembro de 2008, com a aprovação da lei federal 11.892, foi criado o IFMG a partir da fusão dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambui, Ouro Preto e São João Evangelista. O campus Formiga tornou-se então um dos campi do IFMG. Inicialmente eram ofertados apenas cursos técnicos subsequentes. O primeiro curso superior ofertado foi o de Licenciatura em Matemática.

Hoje o Campus Formiga possui cinco cursos superiores: Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Engenharia Elétrica, Bacharelado em Administração e  o Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Oferta também três Cursos Técnicos Integrados de Informática, Administração e Eletrotécnica. O Campus evoluiu de um total de 120 alunos anuais para aproximadamente 1200, um crescimento de 1000% e cerca de 2400 alunos estiveram matriculados nos cursos ofertados. O campus conta ainda com um Polo de Inovação credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) que desenvolve projetos de inovação em parceria com indústrias.

Durante a cerimônia foi feita uma homenagem em memória do Ex Prefeito Aluísio Veloso da Cunha, incansável defensor da educação, por sua grande contribuição para o crescimento das oportunidades de acesso ao ensino técnico e superior no Município de Formiga.

A Jornada de Educação, Ciência e Tecnologia é um evento que está inserido no calendário anual da Semana Nacional de Tecnologia, cujo tema deste ano é Ciência para a redução das Desigualdades. Durante o evento que são ministradas palestras, ofertados minicursos aos alunos e à comunidade em geral. Dentro do evento acontece também os Seminários de Extensão (SemEx) e Pesquisa (SemPI). Os melhores projetos foram premiados na cerimônia. Estes projetos também serão apresentados oralmente ou em formato de banner nos seminários em questão.