Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, bacharelado em Engenharia Elétrica e Licenciatura em Matemática ofertados pelo IFMG - Campus Formiga obtiveram conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017 (ENADE 2017).

Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa realizada no mês de outubro, juntamente com um perfil dos participantes da edição.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O conceito do Enade é um dos importantes indicadores de qualidade da Educação Superior e classifica as Instituições de Ensino Superior com notas de 1 a 5, sendo 1 o resultado mais baixo e 5 a nota máxima.

Para o coordenador do bacharelado em Ciência da Computação, Professor Dr. Otávio de Souza Martins Gomes "O resultado do ENADE reflete o empenho dos alunos e professores na construção de um curso alinhado com as demandas do mercado de trabalho e com as diretrizes educacionais propostas pelo governo. O curso possui um corpo docente altamente qualificado e oferece aos alunos a fundamentação teórica necessária para a boa formação do cientista da computação, assim como oportunidades de aproximação do mercado de trabalho através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e de extensão. Nosso objetivo é continuar trabalhando na melhoria da formação profissional e técnica de nossos alunos, aliando teoria e prática, e respeitando as demandas que o mercado de trabalho apresenta. Aos alunos e professores envolvidos, meus parabéns!"

Para o coordenador do bacharelado em Engenharia Elétrica, Professor Me. Efrem Ferreira  “Devemos sempre buscar a melhoria e evolução. Fico muito satisfeito que isto está ocorrendo no curso de bacharelado em Engenharia Elétrica, onde o grupo trabalha de forma séria e objetivando a boa formação dos alunos. O resultado deste crescimento apareceu com o aumento da nota do curso. Gostaria de parabenizar especialmente os alunos, professores, diretoria de ensino e toda equipe do IFMG que coroaram esta conquista.”

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Professor Dr. José Sérgio Domingues “O resultado obtido não deixa dúvida com relação à grande qualidade do nosso curso, fruto do empenho, da competência e do comprometimento do nosso corpo docente, da dedicação dos nossos alunos e do suporte que os cursos sempre tiveram do corpo administrativo. É certo que nossa qualidade ainda pode, e irá crescer, e que o curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga continuará a compor o grupo dos melhores cursos do país.”

Segundo o Diretor de Ensino, Prof.  Dr. Bruno César de Melo Moreira  “As notas alcançadas pelos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Matemática no ENADE 2017 são um reflexo do esforço coletivo e constante, de servidores e alunos, em busca de uma educação de qualidade. É o resultado de um quadro docente qualificado, de técnicos administrativos empenhados, de investimentos constantes em infraestrutura, de um corpo discente comprometido e motivado e de um árduo trabalho que busca a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Nossos cursos exigem bastante dedicação, esforço e disciplina por parte dos alunos mas, proporcionam a eles, uma formação sólida e crítica, o que é percebido não apenas nos conceitos obtidos nas diversas avaliações realizadas mas, também, na aceitação e avaliação do mercado de trabalho de nossos egressos. Parabéns a todos por mais essa conquista.

O Diretor-Geral, Professor Dr. Washington S. Silva parabenizou a todos os estudantes, professores e técnicos “pelos belos resultados, que demonstram a seriedade e competência dos professores e técnicos e o comprometimento dos alunos com o aprendizado, em  cursos tão exigentes”.