Estudantes do quarto, sexto e oitavo período e a professora Danielli Ferreira Silva, do Curso de Licenciatura em Matemática, estiveram no VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática (Emem), realizado de 11 a 14 de outubro, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Pontal, Ituiutaba/MG.

Dos treze alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFMG - Campus Formiga que participaram do evento, cinco apresentaram trabalhos resultantes de projeto de iniciação científica, atividades desenvolvidas em estágio e práticas realizadas em disciplinas do curso. Além disso, todos participaram de mini-cursos sobre as principais tendências em Educação Matemática. Veja a relação dos trabalhos apresentados:

1. "Avaliação e o processo de ensino-aprendizagem: compreensões dos futuros professores de Matemática" -  Sérgio Matheus de Castro e Danielli Ferreira Silva
  2. "Campeonato de Tabuada: uma intervenção no ensino e aprendizagem das operações de multiplicação e divisão" - Lorraine Borges Silva e Daiana Luiza de Sá
  3. "Geogebra e Geometria Plana: uma experiência com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental"  -Jordânia de Cassia Souza Vieira e Lúcia Helena Costa Braz
  4. "Jogos e Matemática: uma experiência no estudo de múltiplos e divisores" -  Lúcia Helena Costa Braz e Lorraine Borges Silva
  5. "Reflexões sobre a utilização de jogos no ensino de Matemática: relato de uma experiência" -  Mariana Costa Lourenço e Gabrielle Ribeiro Fernandes de Oliveira
  6. "Jogos no Ensino de Matemática: uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental" -  Daiana Luiza de Sá, Gabrielle Ribeiro Fernandes de Oliveira e Lúcia Helena Costa Braz

Participaram do evento estudantes de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, estudantes de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática e Professores de Matemática da Educação básica e do Ensino Superior representando instituições de Ensino Superior de Minas Gerais e de outros estados como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, entre outros. O objetivo foi de divulgar resultados de pesquisas e promover o intercâmbio de experiências de sala de aula de Matemática em diversos níveis e modalidades de ensino. A programação foi diversificada, e contou com palestras, mesa-redonda, mini-cursos, apresentações culturais e apresentação oral de trabalhos no formato de roda de conversa e comunicação científica.

O Emem ocorre de 3 em 3 anos e é, atualmente, o maior evento acadêmico-científico na área de Educação Matemática de Minas Gerais, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta oitava edição, o tema foi "O ensino da matemática na diversidade e no combate à injustiça: reflexão e ação", e contou com aproximadamente 250 inscritos. Mais informações sobre o evento em http://www.emem2018facip.com.br/event/viiiemem/site/index

A Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus apoiou a participação dos estudantes do evento através da concessão de auxílio e disponibilização de carro oficial do campus.