Alunos do curso de Engenharia Elétrica do IFMG Campus Formiga participaram da XVI Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica (CEEL), que aconteceu na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre os dias 05 e 09 de novembro de 2018. Os discentes Heuler Andrade, Pedro Ivo e Pedro Silva foram apresentar trabalhos desenvolvidos no âmbito do Campus com suporte do Grupo de Soluções em Engenharia (GSE).

Heuler Andrade apresentou trabalho intitulado, "Desenvolvimento de um braço robótico para a automatização de processos com ignição de gases". Este trabalho foi fruto de atividade desenvolvida na disciplina Metodologia Científica em 2017, e que vem sendo revisado deste então. Heuler destacou que “os avaliadores acharam muito interessante a aplicação da engenharia na construção de um protótipo que foi implementado na indústria”.

Pedro Silva apresentou o trabalho, "Sistemas Veiculares de Detecção de Sonolência e Fadiga". Este é resultado parcial de sua pesquisa referente ao Trabalho de Conclusão de Curso. O estudante destacou a experiência de poder apresentar e assistir a outras atividades fora do IFMG.

Já o discente Pedro Ivo ministrou a apresentação de nome, "Rede CAN automotiva: perspectivas gerais e vulnerabilidades", resultado de pesquisa de iniciação científica realizada com apoio do IFMG Campus Formiga. Também são autores deste trabalho, Felipe Machado, discente da Engenharia Elétrica, assim como Andrey Gustavo de Souza e Saulo Marcos Torres de Carvalho, ambos egressos do Campus Formiga. Pedro Ivo cita que, “o artigo foi apresentado em um auditório junto a outros que se aproximavam do tema, com pesquisadores de diversos locais, e de variados níveis de formação (graduandos, mestrandos e doutorandos), fato que proporcionou discussão com diferentes níveis de detalhamento, assim como várias sugestões para pesquisas futuras. Os avaliadores, por sua vez, elaboraram questionamentos específicos concedendo discussões críticas sobre o tema.”

Todos os trabalhos têm como orientador o professor Gustavo Lobato, e contam com suporte e apoio do Grupo de Pesquisa CNPq, GSE – Grupo de Soluções em Engenharia. O professor Gustavo destaca que a aprovação dos trabalhos foi fruto de dedicação e pragmatismo de todos os alunos e participantes do grupo de pesquisa. “Conhecer outra instituição de ensino, ainda mais do porte da UFU, apresentar seus trabalhos em outro ambiente e, principalmente, poder discutir e debater temas ligados à Engenharia Elétrica foi uma ótima experiência para esses alunos. Aproveito também para agradecer à Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, pois foi muito importante o auxílio provido pelo Campus Formiga para possibilitar essa experiência para os alunos”.