Da esquerda para a direita, os alunos: Guilherme Barboza, Daniel Antônio e Mateus Miranda (TEC. INFO. IV), João Vitor Melo, Ana Carolina Cassini, Talita Martins e Amanda Moniz (TEC. ADM. III). Ao centro inferior, o professor orientador Francisco Renato Tavares

Estudantes dos cursos técnicos do IFMG - Campus Formiga, mais uma vez, estiveram presentes no Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas (Minionu), evento realizado de 12 a 15 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Participaram do Minionu sete estudantes sendo eles do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Informática e do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, acompanhados do professor Francisco Renato Tavares.

Durante o evento, os estudantes se envolveram ativamente nas discussões e desenvolveram documentos designados pelos comitês para o qual foram designados; desenvolveram práticas de oratória e de relação interpessoal; por fim, aumentaram seus conhecimentos de geopolítica internacional.

O professor Francisco Renato destaca que, “por se tratar de um evento tradicional do Departamento de Relações Internacionais da PUC-Minas, a participação dos estudantes do IFMG – Campus Formiga promove um intercâmbio entre estudantes de diversas instituições de ensino e capacita nossos estudantes para o debate de ideias e busca de consensos que são necessários no momento em que vivemos”.

O estudante Mateus Henrique Vieira Miranda que foi chefe da delegação do IFMG - Campus Formiga no Minionu e delegado da Tunísia no Conselho de Paz e Segurança da União Africana com o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CPSUA-CSNU 2018), falou que a participação em eventos como esse, tem um caráter transformador na vida dos que comparecem. “Esse processo de modificação inicia-se meses antes do evento, com a designação dos países a serem representados e com a leitura e elaboração de documentos de estudo e posicionamento. Após isso, com a chegada no Minionu, nos papéis de delegados de diferentes países dentro de diferentes comitês que simulam aqueles existentes na Organização das Nações Unidas (ONU), por 3 dias consecutivos, fomos instigados a debater questões pertinentes e atuais e nos posicionar de acordo com as diretrizes do Direito Internacional e com a política internacional dos países representados. Os conhecimentos de geopolítica foram aplicados sob uma ótica diferente da que vivenciamos dentro de sala, aliados aos conhecimentos de história, oratória, discurso e escrita tanto nas discussões, quanto na elaboração de documentos. Tivemos ampliados nossos horizontes como membros da sociedade. Tornamo-nos mais conscientes, tolerantes, abertos ao diálogo frente a divergências, imponentes e até mesmo confiantes. Representar países da África ou do Leste Europeu, cujas características nos são estranhas a priori – haja vista que nossa nacionalidade é brasileira – faz com que tenhamos ampliados nossos horizontes e conhecimentos e com que nos tornemos menos etnocêntricos. No cenário internacional, o mundo é literalmente gigantesco e com diversas culturas e religiões que, embora singulares e “diferentes”, não têm diferente importância entre si. Todas essas questões, juntas e misturadas, tornam a participação no Minionu uma experiência única. É revigorante sentir que nossas mentes se abrem a cada debate e saber que, com a finalização dos trabalhos e do evento, somos pessoas melhores do que previamente éramos”.

Desde o início do processo a Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) prestou subsídio aos alunos envolvidos no projeto. Várias reuniões foram realizadas a fim de esclarecer possiblidades para a concessão de um auxílio que suprisse as necessidades dos alunos, mesmo mediante a ausência de alguns recursos, como transporte oficial, por exemplo. As alternativas foram estudadas e, por fim, o auxílio foi assegurado aos alunos participantes para ser revertido para a cobertura de gastos com transporte terceirizado pelo grupo, alimentação e hospedagem em Belo Horizonte.

Veja mais sobre o evento em https://minionupucmg.wordpress.com/.