No dia 10 de novembro os alunos da disciplina de Desenvolvimento Web Avançado do curso de Ciência da Computação, ministrada pelo professor Bruno Ferreira em conjunto com o professor Raí Caetano de Jesus e o pesquisador do Polo de Inovação do IFMG, Renan Airton Batista Ribeiro, tiveram a oportunidade de participarem da 3ª edição do DevFest BH.

Esse evento é organizado pelo Google Developers Group (GDG)  - grupo de desenvolvedores mineirinhos que usam as tecnologias do Google como Android, Google APIs, GWT, App Engine de Belo Horizonte. Foram oferecidas atividades relacionadas à tecnologia, inovação, empreendedorismo e aspectos sociais/humanos.

Bruno Ferreira conta que a palestra de abertura foi sobre a suíte de API’s do Google, a GSuite, ministrada pela Anu Srivastava e o encerramento foi sobre o JOMO (joy of missing out  -  basicamente, estudos sobre os efeitos de estar o tempo todo conectado e dedicado a todos os aplicativos e modas que surgem no  mundo digital), ministrada pela Marianne Abreu. No restante do evento os alunos puderam escolher entre as 25 palestras que ocorriam entre 05 trilhas simultâneas de acordo com suas preferências individuais.

O docente explicou que o objetivo na participação do evento foi alcançado. “A ideia era mostrar e motivar os alunos sobre as exigências do mercado de trabalho. Os alunos puderam ter contato com as principais empresas de desenvolvimento de software de Minas Gerais e puderam perceber também quais as tendências de tecnologia devem vigorar nos próximos anos”, relata.

O professor Raí contou que além das palestras os alunos participaram das atividades proporcionadas pelas empresas patrocinadoras do evento nos intervalos. “Durante o evento ocorreu uma atividade de gamificação, foram espalhados pelo local do evento QRCodes que direcionavam os participantes a responderem perguntas sobre a área da Computação e sobre o próprio evento. A cada questionário correto, os participantes ganhavam um bottom/broche. Ao completarem 09 bottoms, os participantes estavam aptos a concorrem a prêmios. O aluno Luiz Eduardo Pereira ficou em terceiro lugar geral e ganhou um aparelho ChromeCast”.

Os professores ressaltaram também que sem o apoio da Secretaria de Extensão Pesquisa e Pós-graduação do IFMG - Campus Formiga, fornecendo o veículo e subsidiando os gastos com um auxílio financeiro, a participação dos alunos não seria possível.

Foto oficial do evento

Palestra de Marc Bächinger sobre ExoPlayer – um podereso player para streams de áudio compatível com a plataforma Android