De 26 a 28 de novembro, estarão abertas as inscrições para seleção de alunos bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). É ofertada uma vaga com bolsa para alunos matriculados no curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga e composição do cadastro de reserva. O valor mensal da bolsa é de R$400,00.

Entre outras condições para participação no Programa, o estudante deverá estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Matemática do Campus Formiga; estar cursando a primeira metade do curso; não estar vinculado a nenhum programa de bolsas (ensino, pesquisa, e extensão); Declarar que possui pelo menos 32 (trinta e duas) horas mensais para dedicação às atividades do Pibid.

O formulário de inscrição (ANEXO I) do edital deverá ser preenchido e entregue na Diretoria de Ensino do Campus Formiga juntamente com os seguintes documentos:

I. Histórico Escolar de graduação atualizado;
II.    Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado;
III.  Cópia do CPF;
IV.   Cópia do RG;
V.    Cópia do comprovante de endereço (com CEP);
VI.   Cópia do visto de permanência no país (para estrangeiros);
VII. Cópia do comprovante de quitação das obrigações eleitorais.

VIII. Cópia da primeira página do Currículo na Plataforma Freire.

A seleção será realizada por uma Comissão, formada pelo Coordenador de Área do subprojeto e pelo coordenador(a) ou membro do colegiado do curso em questão e obedecerá às seguintes etapas: homologação das inscrições; prova dissertativa sem consulta, limitada a 35 linhas, sobre tema a ser definido pelos coordenadores de área do subprojeto Matemática na hora da prova.

O Programa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi lançado pelo Ministério da Educação - MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior - SESu, a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições Públicas de Educação Superior.

Cronograma de atividades

Etapa

26/11/2018

Lançamento do Edital

26/11/2018 a 28/11/2018

Inscrição dos candidatos

28/11/2018

Prova dissertativa a ser realizada na Sala 31 do Bloco C de 14:00 às 15:30 horas com duração máxima de 90 minutos

Até 30/11/2018

Realização das entrevistas, quando necessário, em horário a ser definido pela Comissão de Seleção

30/11/2018

Divulgação dos resultados preliminares

03/12/2018

Prazo para recursos do resultado preliminar

04/12/2018

Divulgação do resultado final

05/12/2018

Entrega dos documentos, pelos alunos aprovados, referentes ao item 9.5 em horário a ser definido pela coordenação local do PIBID/IFMG

05/12/2018

Início das atividades

Leia o Edital na íntegra.

Retificação nº 01 (131,22 kB)