No dia 21 de novembro, o bacharel em Administração, Lucas Castro Martins, graduado pelo IFMG - Campus Formiga em 2018, apresentou o artigo “O Engajamento do Consumidor e o Papel dos Influenciadores Digitais na Divulgação de Marcas: Estudo de Caso em um Canal do Youtube” no IV Congresso Internacional de Empreendedorismo e Inovação (IV CIEI).

O evento, que foi organizado pela Universidade Federal do ABC e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tem como principal objetivo ampliar o espaço para a discussão dos temas Empreendedorismo, Gestão e Negócios e Inovação.

O artigo apresentado foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Lucas e apresentou evidências do poder dos influenciadores digitais no engajamento às marcas e ainda propôs adaptações no modelo teórico utilizado para fazer a pesquisa. O trabalho foi orientado pelo professor Miguel Peres Júnior e contou com a colaboração dos professores Bruno Moreira e Nayara Teixeira.

De acordo com Lucas, a experiência de apresentar seu artigo em uma grande universidade, em um evento internacional, permitiu que ele vislumbrasse novas possibilidades para seu desenvolvimento profissional. O ex-aluno do IFMG, que durante dois anos atuou como estagiário no escritório do Sebrae em Formiga e que, atualmente, trabalha como administrador em empresa da cidade, afirmou que, a partir dessa experiência, passou a considerar seriamente a possibilidade de ingressar em algum programa de pós-graduação na área de Administração.

Lucas afirmou ainda, que o intercâmbio com pesquisadores de vários locais do país e do exterior, que também tiveram seus trabalhos aprovados no evento, permitiu-lhe perceber que o trabalho do IFMG em relação à inovação e ao empreendedorismo, inclusive com a presença do Polo de Inovação IFMG Embrapii, constitui um diferencial importante na formação dos alunos.

O egresso com outros participantes do evento