O professor Luiz Guilherme com alguns dos autores na cerimônia de premiação

O professor da área de Gestão do IFMG – Campus Formiga, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, teve seu trabalho indicado entre os três melhores artigos do XXI SemeAD - Seminários de Administração na área de Ensino e Pesquisa em Administração.

O SemeAd é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento.

O trabalho indicado do professor do IFMG possui o título de “A Técnica Multidimensional de Ensino e os Benefícios Proporcionados às Startups Locais”, com a coautoria de Andréa Aparecida da Costa Mineiro (UNIFEI) – IEPG, Rita de Cássia Arantes (UFLA) e Luiz Marcelo Antonialli (UFLA).

De acordo com o professor, “o texto trata a Técnica Multidimensional de Ensino (TME) pautado na didática multidimensional. Assim, essa metodologia ativa apresenta três dimensões: (i) a técnica, em que se abordam os conteúdos manifestos em sala de aula; (ii) individual, no qual busca desenvolver as habilidades dos alunos; e (iii) social, que busca trazer contribuições para a sociedade, sendo esse último o tema principal da pesquisa’.

O autor completa que, “o artigo aborda os ganhos que a sociedade, por meio das startups, obtiveram com o uso dessa metodologia ativa. Como relevância do trabalho pode-se abordar o papel do ensino e da extensão da universidade. Em outras palavras, o caráter indissociável do ensino e extensão promovendo benefícios para a sociedade, uma vez que os alunos aprenderam a teoria em sala de aula e os aplicam no projeto ‘Caçadores de Anjos’ na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Ademais, a TME foi aplicada no curso de Empreendedorismo Tecnológico do Curso de Administração da Universidade Federal de Itajubá entre os anos de 2012 a 2016”.

A série de artigos da TME tem sido desenvolvida desde 2016, com o total de 03 publicações sobre a técnica, sendo um na Revista Administração: Ensino e Pesquisa, e outros dois no XX SEMEAD E XLII ENANPAD.

Luiz Guilherme afirma que a possibilidade de indicação ao prêmio num evento desse porte, com abrangência nacional e internacional, aponta para o corpo docente altamente qualificado do IFMG. “Isso ressalta a qualidade do curso, sobretudo em relação ao desenvolvimento de ensino e pesquisa. Além disso, chama atenção para a qualificação da produção intelectual brasileira, especialmente àquela presente no interior do país. Isso permite voltar mais atenção para programas de graduação e pós-graduação fora dos grandes centros comerciais, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e outros, sobretudo ressaltando a qualidade do ensino do interior. Além disso, essa indicação permite lançar maiores reflexões sobre as metodologias ativas, especialmente sobre a Técnica Multidimensional de Ensino”.

Acesse

XXI SemeAD