O livro "Introdução à Álgebra Elementar" escrito pelo professor José Sérgio Domingues e pelas estudantes Francielly Bento e Tabatha Silva do curso de Matemática do IFMG – Campus Formiga foi lançado oficialmente XIII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), onde os autores foram representados pela estudante Francielly Bento.

O livro foi escrito quando as estudantes foram orientandas do professor em um projeto de extensão sobre o sistema de editoração de textos Latex. De acordo com o professor, nesse projeto as acadêmicas foram orientadas no entendimento avançado do funcionamento e utilização do Latex na elaboração de livros, apresentações e artigos científicos, na elaboração e desenvolvimento de cursos de Latex para as comunidades interna e externa do IFMG, e também, na elaboração de um livro sobre tópicos de Álgebra, necessários para alunos que cursam a disciplina de Introdução à Álgebra no 1º período do curso de Matemática e para a primeira parte das disciplinas de Álgebra Linear nos outros cursos superiores da nossa instituição. “O livro já vem sendo utilizado efetivamente como referência nas disciplinas de Álgebra Linear para a primeira parte do curso (Matrizes, Sistemas Lineares, Determinantes e Matriz Inversa) na Engenharia Elétrica e na disciplina de Introdução à Álgebra no curso de Matemática”.

A obra foi registrada na Biblioteca Nacional e obteve seu ISBN com recursos da Reitoria do IFMG. A impressão dos exemplares enviados ao evento foi custeada pela Secretaria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPPG) do Campus, parceira fundamental nesse projeto, de acordo com os autores. “Alguns livros serão doados à Biblioteca do Campus Formiga na próxima semana para que os alunos possam consultá-los, sendo que a versão digital também está disponível na página do campus”.

O livro contou com as colaborações especiais dos professores Lúcia Helena Costa Braz, Alex Eduardo Andrade Borges e Nícias José de Carvalho, que fizeram a revisão técnica do material, além da colaboração do servidor Roger Santos Ferreira, responsável pela elaboração da capa do livro.

Sobre a participação nesse projeto, a estudante Francielly afirma que foi uma experiência importantíssima para sua formação. “Primeiramente, porque foi o primeiro projeto do qual tive a chance de participar no Instituto, expandindo minha visão sobre as possibilidades existentes na graduação. Além disso, durante o processo de produção do material, foi possível rever os conteúdos de Introdução à Álgebra, reforçando o que foi aprendido no curso, e também ver conteúdos a mais”.

Ela continua: “e não houve apenas a aprendizagem dos conteúdos do livro, mas também do sistema de editoração de textos Latex, onde o livro foi produzido. Isto resultou, inclusive, na preparação e ministração de um minicurso, aberto à comunidade, de Introdução ao Latex no Campus que, devido a grande aceitação e procura, foi ministrado outras duas vezes, recebendo alunos de quase todos os cursos de graduação e alguns alunos dos cursos técnicos”.

“Como a disciplina de Introdução à Álgebra não possuía uma bibliografia específica, acredito, e espero, que a criação de um material que reúne os principais tópicos sobre o assunto e, ainda, um grande número de exercícios, possa facilitar tanto para alunos que estão cursando a matéria ou que possuam alguma dúvida a respeito, quanto para professores que a lecionam”. Francielly Bento.

A estudante Tabatha destaca que a possibilidade de fazer um projeto de extensão foi uma experiência única. “Tive a oportunidade de aprender sobre o sistema de editoração de textos Latex e também aprofundar meus conhecimentos nos conteúdos de Introdução à Álgebra. É muito importante ver que toda a dedicação na produção do livro resultou em seu lançamento no XIII Encontro Paulista de Educação Matemática. Também foram ministrados minicursos de Introdução ao Latex para a comunidade, que foram muito bem aceitos. Espero que os minicursos e o livro de Introdução à Álgebra facilitem a aprendizagem dos alunos e sejam significativos para sua formação, assim como foram para a minha”.

Os autores do Livro, Francielly Bento, José Sérgio e Tabatha Silva

Acesse o livro:

Livro Introdução à Álgebra Elementar (1,42 MB)